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Soluções e áreas de atuação de consultoria

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Áreas de atuação de consultoria
Áreas de atuação de consultoria

A larga experiência técnica e a vivência prática do consultor-instrutor nas suas áreas de atuação serão a sustentação para o seu propósito de geração de valor aos clientes. As soluções propostas consistem na assessoria conceitual e técnica para implantações e estruturações do processo interno de geração de informações para gestão, bem como em projetos de implantações de sistemas para as respectivas áreas. O consultor-instrutor atuará na capacitação da equipe a ser designada para as atividades com conceitos do modelo gerencial e geração das informações.

Segue as áreas de atuação e um conjunto de frentes de trabalhos de consultoria a serem executados pelo consultor-instrutor.

​ALM - Assets-Liabilities Management

A unidade ALM nas instituições financeiras exerce um papel central e essencial na gestão integrada dos ativos e passivos, atuando como uma entidade centralizada no gerenciamento dos atributos da estrutura do balanço e dos fluxos de recursos financeiros para as demais unidades do negócio. Nas instituições de grande porte, a unidade ALM consiste em uma área corporativa e nas de médio e pequeno porte, em geral, consiste numa equipe, tipo uma “célula pensante”, com a missão de organizar as informações, análises e debates acerca do tema. O profissional desta área, de perfil bem técnico, além de atuar nas análises de tendências e cenários de mercado, deve ter atuação com uma visão mais abrangente nas análises das posições dos gaps de balanço, custos, precificações, gerenciamento da liquidez, originação da margem financeira, bem como a organização das informações ao ALCO. Para tanto, será necessária uma forte interação com as áreas de Riscos, Controladoria, Planejamento e Contabilidade.

O processo ALM permite aos gestores ter uma visão expandida e abrangente das posições e eventos na margem financeira, muito além do apresentado nos demonstrativos contábeis.

A proposta de solução gerencial da consultoria tem como objetivo estruturar um processo de montagem de reportes para subsidiar decisões na unidade ALM e comitê de gestão dos ativos e passivos (ALCO), permitir a análise e compreensão das posições, gaps, resultados, cenários e precificações.

A solução considera a interação dos principais temas na gestão dos ativos e passivos:

ALM / ALCO. Informações, Análises, Debates, Decisões.

Atividades da consultoria:

  • Modelagem de DRE gerencial das unidades e indicadores de negócios, produtos e corporativo;

  • Modelagem de rateio das despesas administrativas e gestão em custos administrativos nas unidades;

  • Processo de conciliação de resultados entre contábil x gerencial (matriz);

  • Modelagem de projeção de balanço, DRE e alocação de capital nos negócios;

  • Suporte na precificação do spread mínimo nos Ativos via metodologia RAROC;

  • Suporte na definição do plano de metas das unidades de negócios.

Segundo um CEO de um case: “Assis, esse seu trabalho é abrangente, técnico e tudo integrado. A gente conhece melhor o nosso banco e consegue ver coisas que não conseguia ver antes. O ALM é tipo uma engrenagem que conecta todos os componentes para entender todo funcionamento da estrutura dos negócios.”

​FP&A - Financial Planning and Analysis

Os processos de planejamento e análise financeira (FP&A) nas instituições financeiras compreendem desde a geração e análise de informações dos resultados e dos negócios, a elaboração do orçamento via diretrizes estratégicas até a projeção de balanço e resultados de curto prazo e longo alcance, alinhado com o plano estratégico.

A implantação de um processo FP&A deve partir da existência do processo ALM, onde os modelos conceituais sejam alinhados na apuração dos resultados das unidades gerenciais na margem financeira.

O processo deve partir da planejamento estratégico, elaboração e acompanhamento do orçamento, elaboração da Tendência para o ano (forecasting) a partir das informações geradas pelo MIS até a projeção de longo prazo.

Planejamento Estratégico e Modelo de Negócios

Atividades da consultoria na estruturação:

  • Gestão do balanço ALM (U&F) e gap de prazos (funding gap);

  • Gestão da exposição da taxa de juros e moedas no banking book (sensi / gap risk analysis);

  • Processo de monitoramento, controle, metodologias e projeção da liquidez;

  • Modelagem de precificação interna do funding (FTP) para áreas comerciais;

  • Gerenciamento da margem financeira: comercial x ALM x capital;

  • Suporte na estruturação do Comitê de Gestão dos Ativos e Passivos (ALCO).

MIS – Management Information System

Um sistema gerencial deve ser inserido no conceito do business intelligence para a governança corporativa, onde considera a existência de ferramentas de extração de dados das transações e eventos, transformando-os em informações gerenciais a serem utilizadas nos processos de análises e suporte para a tomada de decisões.

O MIS, em conjunto com a área de Tecnologia da Informação, deve ser voltado ao controle das operações e apuração dos resultados gerenciais dos negócios. Por trás de uma informação de qualidade para a gestão, há um sistema de informações gerenciais íntegro e bem estruturado.

Uma arquitetura mais convencional de informações considera a recepção dos eventos (input), transformação em informações gerenciais até a disponibilização aos usuários (output):

Management Information System

Atividades de consultoria:

  • Suporte na estruturação de um sistema gerencial (MIS), considerando modelo conceitual, análise da extração de dados, definição de critérios de cálculos e montagem de reportes gerenciais aos negócios e administração.

​De forma geral, os objetivos do trabalho de consultoria consistem em:

  • Estruturar um processo gerencial de montagem de reportes para subsidiar a gestão e decisões de negócios;

  • Permitir a compreensão e análise das posições, gaps, resultados, cenários e precificações;

  • Capacitar a equipe a ser designada para as atividades com conceitos e critérios do processo gerencial;

  • Gerar informações e temas para análises, estimular debates e subsidiar decisões no comitês executivos.

©2023 por Arco W.

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